A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DO ENSINO REMOTO NA UNIOESTE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26042Keywords:
Tecnologias digitais, Processos de ensino - aprendizagem, Ensino remoto, Pandemia.Abstract
O presente artigo tem como objetivo repensar a forma como se efetiva a prática pedagógica diante da necessidade de inserção das tecnologias digitais (TD) para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem. Retoma ainda a importância da formação dos docentes, desde a formação inicial até a formação continuada, visando profissionais aptos a aprenderem e transmitirem conhecimentos na mesma medida em que eles se renovam na sociedade contemporânea, imersa nas TD. E, por fim, entender como se encaixa neste cenário a autonomia, o protagonismo de educadores e educandos diante de plataformas e aplicativos, além de descrever e analisar como ocorreu o processo de adoção do ensino remoto na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pretende-se responder a estas inquietações por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando as concepções de diferentes autores sobre a inserção de TD nos Processos de Ensino e Aprendizagem e Formação de professores: Lévy (1999), Ribeiro (2006), D` Ambrósio (1996), Andrade (2011), Schlemmer (2002), Moran (2014, 2018); Almeida (2000), Palagi (2016); Adams; Streck (2010) e Saviani (2008).
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