ECONOMIA SOLIDÁRIA EM QUESTÃO: O caso do Projeto Mercado Paulista Solidário e os pequenos produtores rurais artesanais da cidade de Tarumã-SP
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v10i19.5968Keywords:
Economia Solidária, autogestão, cooperativismo, desenvolvimento sócio-econômico.Abstract
O presente artigo faz uma análise crítica sobre o modelo de democracia direta, a autogestão, e os limites da sua prática no interior do sistema capitalista. O ponto de partida da análise são os pequenos empreendimentos comunitários e rurais, cooperativas e associações, caracterizados como autogestionários e solidários pela Economia Solidária, este, um fenômeno social e político que cresce com muita força no Brasil. A Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES, que tem como secretário, desde 2003, o renomado docente e pesquisador Paul Singer, é parte integrante do Ministério do Trabalho e Emprego, e veiculam como sendo slogan desse fenômeno “Outra economia acontece”. Assim, é tratada contemporaneamente como a única forma viável de transformação social, como única maneira de transpor com eficácia as mazelas imanentes ao sistema capitalista.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.