IMIGRANTES BOLIVIANOS NO MERCADO INFORMAL DA RUA 25 DE MARÇO/SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v10i19.5973Keywords:
Imigração boliviana, comércio, trabalho informalAbstract
O presente artigo aborda as relações estabelecidas entre os imigrantes bolivianos que trabalham na região da Rua 25 de março, localizada na cidade de São Paulo e conhecida por sua intensa atividade comercial. Nas últimas três décadas, a cidade de São Paulo tem sido o destino de muitas migrações, especialmente, da América Latina, o que se reflete na Rua 25 de março. Nesta Rua, que se modifica e reconstrói a cada minuto, estão em jogo relações de poder entre vários atores, sejam eles imigrantes de várias nacionalidades, brasileiros e o Estado. Essa situação acarreta numa forma singular de configuração da rua, da imigração e também do modo de desempenho do trabalho. Além disso, há uma forma distinta de apreensão do mercado por meio das mercadorias comercializadas pelos imigrantes, visto que, cada uma deles vende produtos distintos e que estão ligados às formas de percepção da cultura de origem ressignificadas em um novo contexto.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.