SÃO PAULO, O PARAÍSO DA AMÉRICA LATINA: O ciclo produtivo das oficians de costura e os imigrantes latino-americanos
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v10i19.5974Keywords:
Informalidade, trabalhador imigrante boliviano, trabalho em domicílio.Abstract
Este estudo analisa a “informalidade” sob a perspectiva de que o trabalho “informal” não deve ser entendido como oposto ao “formal”, mas como elemento integrante do processo de reprodução do capital. Com base nisso, realizou-se uma pesquisa de campo, baseada em entrevistas qualitativas, com 12 trabalhadores, imigrantes latino-americanos especialmente bolivianos, que operam em oficinas de costura na cidade de São Paulo, e de 1 trabalhadora, boliviana, na mesma situação em Buenos Aires. Dessa maneira, são mostradas: as motivações que trazem estes imigrantes para a cidade de São Paulo, e Buenos Aires, a busca de trabalho e melhores condições de vida; as condições físicas das oficinas de costura, que, para a maioria deles é local de trabalho e de moradia; assim como a organização da produção, que caracteriza estas oficinas como “seção externa”, na expressão de Marx, de empresas de confecções que abastecem lojas e grandes redes de magazine. Por fim, a pesquisa mostra, de forma concreta, que a economia capitalista se combina com o trabalho “informal”: a produção das oficinas de costura abastece grandes redes de magazines que fornecem os produtos aos consumidores.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.