ASPECTOS AFETIVOS E DE ISOLAMENTO SOCIAL NA EDUCAÇÃO REMOTA: REFLEXÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v14i25.26479Mots-clés :
Isolamento Social. Ensino Remoto. Tecnologias Digitais na Educação Remota. Educação na Pandemia.Résumé
O cenário de isolamento social vivenciado pela pandemia de Covid-19 fez com que a educação repentinamente tivesse que se adaptar a novos modelos, com uso massivo de tecnologias digitais, nos diferentes níveis de ensino, o que levou à aparição de problemas socioemocionais, estruturais e pedagógicos. Assim, este artigo objetiva elucidar as vivências de docentes acerca das reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem no que se refere aos aspectos afetivos e de isolamento social em tempos de educação remota repentina. Trata-se de uma pesquisa descritiva e interpretativa de cunho qualitativo, pela experiência e observação de docentes que atuam na Educação Infantil e nos ensinos fundamental, médio, técnico e superior, que revelou a utilização com finalidades distintas, tanto para os docentes como para os discentes, das tecnologias digitais, e também revelou implicações sócio afetivo emocionais como depressão, tristeza, ansiedade, estresse, medo, insegurança, saudade, impotência, incapacidade e, implicações físicas com relatos de fadiga e dores crônicas. Em relação às dificuldades pedagógicas, foram experienciados o despreparo com o uso dessas tecnologias digitais e para o emprego online de metodologias ativas, aliado à sobrecarga de atividades e, por fim, no que tange às dificuldades estruturais, problemas de acesso à internet, falta de equipamentos e espaço físico ergonomicamente condizentes ao ensino e aprendizagem.Références
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