Corpos escolarizáveis: entre a conformação e a insubordinação
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v4i7.37
Agências de fomento
Fundação Araucária — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Resumo
RESUMO: Pretende-se neste trabalho, a partir de uma perspectiva histórico-analítica preocupada com a tópica da cultura, problematizar a disposição e distribuição dos tempos e espaços de recreio no interior de uma forma muito característica de organização escolar: o modelo de escola graduada, que pode ser ensaiada no contexto paranaense a partir da virada do século XIX para o século XX. Mais precisamente ambiciona-se discutir sobre a pertinência da temática para o entendimento de uma cultura escolar característica que provisoriamente tem sido denominada conformadora, bem como alguns princípios metodológicos imprescindíveis à pesquisa em âmbito histórico, como, por exemplo, a busca, o trato e a utilização de fontes para o desenvolvimento de investigações acerca desse objeto de estudo. Conclui-se que somente a partir da interrogação obstinada das fontes é que se torna possível interpretar a imensidão de possibilidades que se revela na atuação do corpo, entre a conformação e a subversão, na apropriação e no uso desses tempos e espaços. PALAVRAS-CHAVE: História da educação; Recreios; Arquivos e fontes históricas. Scholaring bodys: between the conformation and the insubordination ABSTRACT: This research pretends, from a historic-analytical prospect worried with the culture theme, discuss the disposition and distribution of playtime times and spaces in the graduate school model, a very specific form of school organization: this kind of school appears in the Paraná state context in the passage of the 19th to the 20th century. Accurately, this research aims discuss about the aptness of this theme to the understanding of a specific scholar culture which has been so-called controlling practice, as well as some methodological principles necessaries to realize a historical research, such as the search, the treat and the using of the sources to the investigation development about this object. It’s possible to conclude that only with the obstinate examination of sources becomes possible to understand this immensity of possibilities whose are revealed in bodies actions, between the conformation and the subversion, in the appropriation and in these times and spaces uses. KEYWORDS: Education history; Playtimes; Archives and historical sources.Downloads
Publicado
28-08-2007
Como Citar
MEURER, S. dos S. Corpos escolarizáveis: entre a conformação e a insubordinação. Temas & Matizes, [S. l.], v. 4, n. 7, p. p. 91–99, 2007. DOI: 10.48075/rtm.v4i7.37. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/37. Acesso em: 19 abr. 2025.
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Seção
Dossiê: Corpo e Cultura
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