O seleto e o abjeto: distinção e paradoxo no mundo (pós?)moderno
DOI :
https://doi.org/10.48075/rtm.v3i6.544Mots-clés :
pós-modernismo, abjeto, paradoxoRésumé
A literatura não tem uma função, ela simplesmente é e quem a lê encarrega-se de delineá-la. Vale quanto indaga, quanto interfere, quanto incomoda e entretém. Já serviu ao Estado, como projeto conjunto de construção da nação. No Romantismo forjou um herói, criou o bom selvagem. No Modernismo tentou escamotear o resíduo da sociedade, homogeneizar as diferenças. O pós-modernismo quer ultrapassar os limites, quer a convivência do puro e do impuro, do alto e do baixo, do belo e do abjeto. Este trabalho dedica-se à relação da literatura com a sociedade moderna, em que os conceitos de massa e multidão emergem como problemática de primeira ordem. Inicia-se com uma discussão sobre a cultura de massas, utilizando teóricos de vertentes tão distintas como John Carey e Ortega y Gasset, para depois dedicar-se ao estudo de autores como George Bataille, Giorgio Agamben e Michel Maffesoli, que renegam os binarismos e enxergam na ambigüidade, no paradoxo, valores intrínsecos à sociedade moderna. Por fim, tem-se o desdobramento dessas idéias na ficção de Clarice Lispector, especificamente na obra A hora da estrela.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.