CHAMADA PARA DOSSIÊ: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior
O Dossiê “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior” visa reunir trabalhos, nacionais e internacionais, sobre formação de professores e educadores com foco na humanização das relações e na inclusão.
O desenvolvimento profissional docente e do educador dá-se pela formação inicial e continuada, a partir de conhecimentos teórico-práticos, de aprendizagens didático-pedagógicas e de vivências e experiências no lócus da profissão. Portanto, no contexto educacional é fundamental o diálogo interativo e reflexivo sobre conhecimentos, experiências e saberes para lidar com a complexidade das relações humanas e os desafios profissionais da contemporaneidade.
Dessa forma, pretende-se que o Dossiê “FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: pesquisar, anunciar e incluir no Ensino Superior” reúna uma diversidade de enfoques, contemplando problemáticas pertinentes às discussões sobre o tema, podendo abordar os seguintes aspectos: (1) formação inicial e continuada; (2) inclusão no contexto educacional; (3) educação popular; (4) educação emocional; (5) ética profissional; (6) políticas.
A organização do Dossiê é resultado das atividades Grupo de Pesquisa Educação Popular na Universidade (GRUPEPU) e do Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE) que reúnem pesquisadores e pesquisadoras da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidad Nacional de Misiones (UNaM-Argentina) e do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa). As organizadoras são integrantes dos grupos de pesquisa.
A proposta inicial do Dossiê reúne os trabalhos desenvolvidos pelo GRUPEPU e GRUPEE apresentados no “IV Seminário Internacional de Inclusão no Ensino Superior”. Além destes, abre-se chamada pública para outros trabalhos pertinentes à temática.
Organizadoras:
Claudia Gallert – Mestre em Educação/Pedagoga no Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Cascavel
Eloá Soares Dutra Kastelic – Doutora em Letras Linguística/Professora na Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Ana Paula Viana Caetano – Doutora em Ciências da Educação/Professora no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE/ULisboa)
Carla Verónica Duarte – Especialista em Docência Universitária/Professora na Universidade Nacional de Missiones/Argentina (UNaM)
Prazo para submissões: 31 de maio de 2024
Publicação: agosto de 2024