DA TENTATIVA DE SER HUMANO - Substrato histórico de O QUINZE
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v9i18.5955Palavras-chave:
O Quinze, Regionalismo, social.Resumo
Pensando em O Quinze (1930), de Rachel de Queiroz, não como objeto autônomo, e sim como meio de representação estética formal de uma matéria brasileira específica, procuro rastrear um teor de verdade social a partir de um corte sincrônico referente ao contexto histórico-literário da obra, o “Regionalismo Nordestino” enquanto vertente estética que procurou dar nova visibilidade e dizibilidade aos dramas da realidade brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.