A TRAMA DA PRECARIZAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DOS MOTOQUEIROS PROFISSIONAIS DE CAMPINAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/rtm.v10i19.5969Palavras-chave:
Infomalidade, terceirização, migração.Resumo
Neste artigo buscou-se apresentar uma reflexão acerca da trama da precarização do trabalho no contexto da acumulação flexível, a partir da análise da experiência concreta dos motoqueiros profissionais de Campinas, as quais indicam que não é possível entender o lugar central das formas informais de inserção dos trabalhadores, no atual processo de acumulação do capital, sem se levar em conta, de um lado, o fenômeno da terceirização e, de outro, o papel das migrações na formação da classe trabalhadora. Na análise cruzada das trajetórias familiares e ocupacionais dos motoqueiros de Campinas, o entendimento do processo de precarização neste ramo dos transportes foi construído dentro de um horizonte histórico mais amplo, que inclui desde o moldamento do sistema de locomoção da cidade pela indústria automotiva ao longo do século XX, até a constituição de sua região metropolitana, no cenário de acirramento da compressão tempo-espacial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.