Decolonialidade no ensino de línguas

um olhar para a formação docente através de uma narrativa autobiográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v16i2.29166

Palavras-chave:

decolonialidade, formação docente, narrativas autobiográficas

Resumo

Este artigo apresenta considerações a partir da adoção de uma postura decolonial conforme propõe Mignolo (2010), para analisar os saberes construídos em um projeto de extensão através de uma narrativa autobiográfica como abordagem de pesquisa (ESTEBAN, 2010; ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011). O estudo foi desenvolvido acerca das experiências que foram vivenciadas com licenciandos/as, professores/as formadores/as da universidade e da educação básica do estado do Paraná (SEED), com vistas a estabelecer diálogos sobre a hierarquização de saberes na formação docente reconhecidas a partir das ações extensionistas sobre ensino de línguas. Interessa discutir de que maneira a hierarquização de saberes pode ser problematizada e investigada no ensino de línguas recorrendo a uma perspectiva de Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006) para tecer reflexões sobre linguagem, decolonialidade e formação docente, com base nos estudos de Borelli (2017), Ballestrin (2013), Quijano (2005), Grosfoguel (2010). Discuto ainda a potência do trabalho que valoriza o tripé, ensino, pesquisa e extensão como uma maneira de estabelecer um diálogo entre formação inicial e continuada de professores de línguas.

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Biografia do Autor

Gabriel Jean Sanches, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2014). Mestre em LETRAS pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2019) e Doutorando em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalhou como professor bolsista de Língua Inglesa (2018) e atualmente é coordenador institucional do programa o Paraná fala Idiomas na Unespar (2022). Atuou como orientador pedagógico do projeto de extensão de Línguas estrangeiras (PROLEN) e foi coordenador do Projeto de extensão Ficel (Formação inicial e continuada de professores de línguas). Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (2020), lotado no Colegiado de Letras-Inglês em Paranaguá.Tem experiência na área de Letras com ênfase no ensino de língua inglesa e língua portuguesa, também no Ensino Fundamental e Médio. Participou do grupo de pesquisa GPELIN no Sept. coordenado pela professora Dra. Adriana Sambugaro de Mattos Brahim (UFPR). Interessado nos estudos sobre Formação de Professores, Educação Linguística, Decolonialidade e Epistemologias do Sul.

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Publicado

29-08-2022

Como Citar

SANCHES, G. J. Decolonialidade no ensino de línguas: um olhar para a formação docente através de uma narrativa autobiográfica. Travessias, Cascavel, v. 16, n. 2, p. e29166, 2022. DOI: 10.48075/rt.v16i2.29166. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/29166. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

LINGUAGEM