O que narram as professoras negras ativistas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32983

Palavras-chave:

Pedagogias de resistência, Feminismo negro decolonial, pesquisa narrativa

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa doutoral que teve como objetivo compreender como professoras negras ativistas de movimentos sociais, atravessadas por violências estruturais, criam formas de enfrentamentos sócio-político-pedagógicos, no combate às desigualdades produzidas pelo racismo patriarcal, colonial e epistêmico em suas atuações na Educação Básica. Como base epistemológica articulamos educação, movimentos sociais e feminismo negro decolonial. Escolhemos a pesquisa narrativa como método para colher histórias de vida das professoras negras ativistas. Os resultados indicam que suas histórias de vida-profissão nascem de lugares de pertencimento, congruência e reciprocidade e indicam que a escrita destas professoras apresenta uma dimensão ética/política/profissional com experiências potentes e baseadas em epistemes que valorizam pedagogias de (re)existências partilhadas coletivamente com reconhecimento da alteridade, pertencimento racial, elevação da autoestima e protagonismo docente.

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Biografia do Autor

Joana Maria Leôncio Núñez, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia..Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas CANDACES - Gênero, Raça, Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Centro de Estudos de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade, CEGRES/ DIADORIM. Integrante do grupo impulsionador da Rede de Mulheres Negras da Bahia. Áreas de Pesquisa: Formação de Professores, Relações Étnico/raciais; Gênero, Sexualidades; Feminismo negro, Pedagogias de (re)existências e decoloniais, Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia UNEB. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires (em andamento). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002). Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Editora da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Membro do Conselho Editorial da Revistas RIEJA, Revista Práxis Educacional e Revista Diálogos e Diversidade. Integra o Conselho Editorial da Editora da UNEB - EDUNEB. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). Coordenadora do Núcleo de Educação do Campo/PROEX/UNEB (2009-2012). Consultora da SEC/BA - Núcleo da Educação do Campo (2010-2011). Coordenadora do Curso de Pedagogia/UNEB (2002-2004). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (2010-20214). Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Coordenadora do Observatório da Profissão Docente na Bahia. Co-coordenadora da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina) e a Red de maestros y maestras, educadores y educadoras que hacen investigación e innovación desde sua escola y comunidad. Cocoordenadora do coletivo baiano de docentes narradores/as. Pesquisadora da Red Travesías del Sur. Pesquisadora do Coletivo Brasileiro de Redes de formação docente a partir da escola. Sócia e pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro ad hoc do GT 13 Ensino Fundamental/ANPED. Coordenadora do GT 13- Ensino Fundamental/ANPED Regional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior e pesquisas sobre docência na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: profissão docente na Educação Básica, formação de professores, diversidade, ruralidades, pesquisa narrativa, linguagem.

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

LEÔNCIO NÚÑEZ, J. M.; RIOS, J. A. V. P. O que narram as professoras negras ativistas?. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e32983, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.32983. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32983. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"