What do the black activist teachers narrate?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32983

Keywords:

Pedagogies of resistance, Decolonial black feminism, narrative research

Abstract

This article is the result of a doctoral research that aimed to understand how black teachers who are activists of social movements, crossed by structural violence, create forms of socio-political-pedagogical confrontations, in the fight against inequalities produced by patriarchal, colonial and epistemic racism in their actions in Basic Education. As an epistemological basis, we articulate education, social movements and decolonial black feminism. We chose narrative research as a method to collect life stories of black activist teachers. The results indicate that their life-profession histories are born from places of belonging, congruence and reciprocity and indicate that the writing of these teachers presents an ethical/political/professional dimension with powerful experiences based on epistemes that value pedagogies of collectively shared (re)existences with recognition of otherness, racial belonging, elevation of self-esteem and teacher protagonism.

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Author Biographies

Joana Maria Leôncio Núñez, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutora em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEDUC) da Universidade do Estado da Bahia..Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas CANDACES - Gênero, Raça, Cultura e Sociedade. Pesquisadora do Centro de Estudos de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade, CEGRES/ DIADORIM. Integrante do grupo impulsionador da Rede de Mulheres Negras da Bahia. Áreas de Pesquisa: Formação de Professores, Relações Étnico/raciais; Gênero, Sexualidades; Feminismo negro, Pedagogias de (re)existências e decoloniais, Educação, Práxis Pedagógica e Formação do Educador.

Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Professora Titular Plena da Universidade do Estado da Bahia UNEB. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade PPGEDUC/UNEB. Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2013). Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Buenos Aires (em andamento). Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2008). Mestrado em Educação pela Universidade do Quebec (2002). Especialista em Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998). Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado da Bahia (1995). Editora da Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. Membro do Conselho Editorial da Revistas RIEJA, Revista Práxis Educacional e Revista Diálogos e Diversidade. Integra o Conselho Editorial da Editora da UNEB - EDUNEB. Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2010-2018). Coordenadora do Núcleo de Educação do Campo/PROEX/UNEB (2009-2012). Consultora da SEC/BA - Núcleo da Educação do Campo (2010-2011). Coordenadora do Curso de Pedagogia/UNEB (2002-2004). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade (2010-20214). Líder do Grupo de Pesquisa DIVERSO - Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica. Coordenadora do Observatório da Profissão Docente na Bahia. Co-coordenadora da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências - (Rede Formad/ Brasil), vinculada a Red de Formación Docente y Narrativa (Argentina) e a Red de maestros y maestras, educadores y educadoras que hacen investigación e innovación desde sua escola y comunidad. Cocoordenadora do coletivo baiano de docentes narradores/as. Pesquisadora da Red Travesías del Sur. Pesquisadora do Coletivo Brasileiro de Redes de formação docente a partir da escola. Sócia e pesquisadora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED. Membro ad hoc do GT 13 Ensino Fundamental/ANPED. Coordenadora do GT 13- Ensino Fundamental/ANPED Regional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior e pesquisas sobre docência na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: profissão docente na Educação Básica, formação de professores, diversidade, ruralidades, pesquisa narrativa, linguagem.

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Published

15-08-2024

How to Cite

LEÔNCIO NÚÑEZ, J. M.; RIOS, J. A. V. P. What do the black activist teachers narrate?. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e32983, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.32983. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/32983. Acesso em: 14 mar. 2025.

Issue

Section

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"