A representação do negro em livros didático e paradidático: uma análise de discurso crítica de estereótipos raciais
Palavras-chave:
Análise de Discurso Crítica, Livro didático, Estereótipos raciais. Identidade negra.Resumo
Neste artigo realizamos uma análise de discurso crítica de um capítulo de um livro didático de História no conteúdo de História do Brasil e de um livro Paradidático utilizado em escolas de ensino médio mantidas pelo estado do Rio de Janeiro a fim de verificar como os dispositivos da lei 10.639/03 e as diretrizes curriculares nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais no âmbito do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana estão sendo contemplados no material analisado. Para tanto, tivemos por base de um lado, os estudos que tratam da definição de livro didático bem como a respeito da política de distribuição do mesmo no Brasil (BATISTA, 2009; FAR, 2006; FREITAG, 1989; OLIVEIRA et al., 1984) e de outro lado, a abordagem teórico-metodológica da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003; CHOULIARAKI & FAIRCLOUGH, 1999; MAGALHÃES, 2005). Tal abordagem discursiva procura identificar a significação da linguagem na produção, manutenção e mudança das relações sociais de poder. Concluímos que os livros analisados reproduzem estereótipos racistas acerca da população negra brasileira na medida em que eles silenciam (através da forma como imagens e textos verbais comparecem no livro) a resistência negra na História contemporânea do Brasil; o que tem sérias implicações para a construção de identidades negras positivas.
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