A (in)disciplina no contexto escolar
reflexões para uma discussão necessária
DOI:
https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.32988Palavras-chave:
educação brasileira, disciplina, (in)disciplina escolar, contrato pedagógicoResumo
A (in)disciplina no contexto escolar é abordada como uma problemática com raízes fincadas na cultura contemporânea. Longe de considerá-la um problema somente da instituição escolar, o objetivo do presente artigo é analisa-la na relação dialética com seu outro par, a disciplina, estabelecendo relações entre ambas e com os envolvidos no processo educativo: legislação, escola, alunos, funcionários, professores e família. Através da interpretação dos textos teóricos mais pertinentes sobre o tema, são tecidas reflexões que contribuem para repensar o papel dos atores que integram o ato educativo, concluindo-se, dentre outras percepções, que: ainda circula de forma consistente na sociedade brasileira, incluindo nela os espaços escolares, uma concepção tradicional do papel que ocupa cada um dos integrantes do processo educativo, apesar das mudanças acontecidas nas últimas décadas, fator que impacta negativamente no desenvolvimento da disciplina, favorecendo a indisciplina. A disciplina não é apenas um conteúdo curricular, mas uma construção coletiva, mediada pelo diálogo e necessária para que os alunos atinjam seus objetivos de ensino/aprendizagem. A indisciplina escolar é um comportamento decorrente das necessidades que os estudantes têm e que não são compreendidas nem satisfeitas. O contrato pedagógico entre professor e alunos é uma estratégia necessária e capaz de reverter a situação indisciplinar. A legislação brasileira não define nem promove estratégias para o desenvolvimento da disciplina escolar, dificultando ainda mais as questões disciplinares.
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