Emergência e circulação da fórmula discursiva “Itinerário Formativo” e o projeto neoliberal na reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/rt.v18i2.33183
Agências de fomento
Programa de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (PICIN-UNEB).

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Reforma do Ensino Médio, Fórmula discursiva, Itinerário formativo

Resumo

O presente artigo visa problematizar a relação entre neoliberalismo e educação, tomando como objeto de investigação a emergência e circulação da fórmula discursiva “itinerário formativo” vigente no texto normativo da Reforma do Ensino Médio (Lei n⁰ 13.415/2017). Tendo em vista que as diretrizes neoliberais avançam por todos os setores da sociedade brasileira, importa destacar sua atuação no campo educacional, sobretudo, a partir da disseminação de um discurso ideologicamente comprometido em limitar e determinar o papel da educação a mero treinamento profissionalizante, a fim de universalizar a cultura do empreendedorismo como fator pedagógico decisivo para a formação escolar da juventude empobrecida, conformada ao trabalho precarizado e sem garantia de direitos. Conforme a hipótese interpretativa apresentada neste artigo, tal distorção das relações no mundo do trabalho resultam, justamente, da amplificação do discurso neoliberal de liberdade de escolha e autonomia empreendedora, que, na Reforma do Ensino Médio encontra-se cristalizado na fórmula “itinerário formativo”. Neste sentido, primeiro abordaremos os elementos que caracterizam a subjetividade neoliberal, responsável pela adaptação dos novos sujeitos à realidade de competição nas sociedades contemporâneas. Em seguida, argumentaremos rapidamente sobre a configuração do neoliberalismo como um projeto totalitário e, por fim, analisaremos como a circulação da fórmula “itinerário formativo” corrobora para a fixação dos elementos da subjetividade neoliberal na educação, sobretudo, na etapa do Ensino Médio. Este trabalho utiliza como procedimento metodológico a análise de fórmulas discursivas explicitada em Planque (2010) e o aporte teórico-conceitual de Laval e Dardot (2016) e Laval (2019) sobre os elementos que compõem as atuais sociedades neoliberais.

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Biografia do Autor

Joelson Pereira de Sousa, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Doutorado em Educação e Contemporaneidade (2022) pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, mestrado em Filosofia (2007) pela Universidade São Judas Tadeu - USJT, bacharel em Teologia (2003) e licenciado em Filosofia (2004) pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP. Atuo como professor da área de Filosofia no Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus X, onde também desenvolvo uma pesquisa relacionada ao projeto neoliberal totalitário na educação brasileira.

Larissa Emídio Alves, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Estudante do curso de Licenciatura em História na Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Campus X. Bolsista de Iniciação Científica no Programa Institucional de Iniciação Científica da UNEB.

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Publicado

15-08-2024

Como Citar

SOUSA, J. P. de; ALVES, L. E. Emergência e circulação da fórmula discursiva “Itinerário Formativo” e o projeto neoliberal na reforma do Ensino Médio. Travessias, Cascavel, v. 18, n. 2, p. e33183, 2024. DOI: 10.48075/rt.v18i2.33183. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/33183. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

[DT] "DISCURSO E LETRAMENTO LITERÁRIOS E NÃO-LITERÁRIOS EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS"