Análise da substituição de ambulâncias da frota da secretaria municipal de saúde de Cascavel/PR: Estudo de caso na divisão de logística e serviços gerais

Autores

  • Elizabeth Rosana de Almeida Zotti FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU (FPTI)

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21080
Agências de fomento

Palavras-chave:

Transporte, Gerenciamento, Gestão Pública, Logística

Resumo

Este relato técnico tem o objetivo realizar uma análise do processo de substituição da frota de ambulâncias, identificando uma metodologia aplicável para conhecer o ponto econômico e apontar o momento ideal para substituição do veículo. O estudo foi realizado por meio de análise situacional na Secretaria Saúde de Cascavel/PR – SESAU, a qual tem a obrigação legal de transportar a população para tratamento saúde. A frota de ambulâncias é de 10 veículos para atender Munícipio de Cascavel e 60% destas possuem alta quilometragem e idade acima de nove anos. O estudo de caso se apresenta na análise dos gastos da ambulância Frota 2300, através de tabelas dos custos de manutenção, depreciação, custo de capital, custo total anual, custo médio anual e gráfico, utilizando o método “Custos Médios por Período”, desenvolvidos por Lima (2002). Na conclusão, a pesquisa apontou que a Secretaria não utiliza método nem planejamento para definir a substituição dos veículos ambulâncias. O método “Custos Médios por Período”, foi adotado e aplicado na análise da vida útil do veículo em questão, identificando o ponto econômico e o melhor momento para substitui-lo, sendo no quarto para o quinto ano de uso. A contribuição deste trabalho esta direcionada para a proposição da profissionalização do serviço como rotina e adoção de ferramentas gerenciais com parâmetros técnicos na gestão da frota, para apoio à decisão visando economicidade dos recursos públicos e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários do SUS, bem como segurança aos pacientes, acompanhantes, profissionais condutores e equipe de apoio.

Biografia do Autor

Elizabeth Rosana de Almeida Zotti, FUNDAÇÃO PARQUE TECNOLÓGICO ITAIPU (FPTI)

Biografia

Elizabeth Rosana de Almeida Zotti.

Elizabeth Rosana de Almeida Zotti (1965) é Servidora Pública a 23 anos, Gerente na Divisão de Logística e Serviços Gerais da Secretaria Municipal de Saúde em Cascavel/PR, onde atua a mais de 10 anos, gerencia 8 setores na área da saúde em atividades meio. Formou-se em Bacharel em Administração em 2003 Pela Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel; Especialista em Gestão Hospitalar em 2005; MBA em Administração Pública e Gestão das Cidades em 2012, também cursou Especialização em Regulação em Saúde no SUS em2017. Elizabeth Rosana de Almeida Zotti está realizada com sua carreira e ama sua família a cima de tudo. Elizabeth Rosana de Almeida Zotti nasceu em Cafelândia, Paraná, em 30 de Outubro de 1965, filha de pais agricultores: João Alves de Almeida e Emilia Alves de Almeida. Casou-se com Jocenir Zotti, com quem teve dois filhos e um neto: Karoline (1985) e João Henrique (1988) e o neto Davi Eduardo (2014).  Estudou o ensino básico no Colégio Theofanio Agapito Maltezo e o ensino médio no Colégio Estadual Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco em Cafelândia. Mora em Cascavel/PR desde 1983.

 

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

ZOTTI, E. R. de A. Análise da substituição de ambulâncias da frota da secretaria municipal de saúde de Cascavel/PR: Estudo de caso na divisão de logística e serviços gerais. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 411–426, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.21080. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21080. Acesso em: 26 abr. 2024.