O impacto da variação cambial no planejamento orçamentário: uma análise do uso de medidas de proteção cambial
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v4i1.16893Palavras-chave:
Planejamento orçamentário, Variação cambial, Medidas de proteção cambial.Resumo
Um dos aspectos de maior relevância no planejamento orçamentário e na gestão dos negócios é a previsibilidade dos custos de produção. Os custos dos insumos possuem impactos diretos no custo do produto final. Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da variação cambial sobre os custos de produção. O estudo foi realizado utilizando dados de uma empresa industrial sediada na Região Metropolitana de Salvador, Bahia, Brasil, que importa 95% da sua matéria prima de Israel, indexada em Dólar norte-americano. A análise foi realizada utilizando períodos com distintas cotações do Dólar com 3 posições de transação: compra à vista, compra a prazo com e sem o uso da medida protetiva de hedge. Os resultados apontam que a variação cambial impacta na variação e na previsibilidade dos custos e que as medidas de proteção, protegem parcialmente as operações de compra, pois, protege apenas quando ha elevação acentuada da cotação do Dólar em relação à data da transação e, quanto maior o prazo, maior é o custo do contrato de hedge, maior é a variação cambial necessária para que o uso do hedge torne-se vantajoso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.