A importância da manufatura aditiva como tecnologia digital para a indústria 4.0: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i3.23861
Agências de fomento
Palavras-chave:
Indústria 4.0, Impressão 3D, Prototipagem rápida, Tecnologia, Digital.Resumo
A indústria 4.0 também conhecida como quarta revolução industrial, possui foco na produção inteligente. Neste contexto, a manufatura aditiva é uma importante tecnologia, pois tem revolucionado a maneira de produzir peças. Essa técnica de processo por adição, estabelece sucessivas camadas de material até atingir a forma desejada. Este artigo foi desenvolvido com objetivo de apresentar uma análise sistemática que identificou artigos científicos que destacam a importância da manufatura aditiva na indústria 4.0. A pesquisa demonstra que publicações relacionadas ao tema são recentes, com crescimento de 2017 a 2019, observou-se características como a relação de autores, periódicos e relevância científica das publicações. Para validar a busca de conhecimento na pesquisa, utilizou-se a metodologia ProKnow-C, que proporciona um procedimento estruturado para revisão. O portfólio bibliográfico encontrado, destaca a versatilidade da manufatura aditiva que desempenha um papel fundamental na indústria 4.0, reduzindo tempo, custos e desperdícios, aumentando eficiência e assim permitindo uma prototipagem rápida.Downloads
Publicado
13-12-2020
Como Citar
INÁCIO, D.; DROZDA, F. O.; SILVA, W. de A.; MARQUES, M. A. M.; SELEME, R. A importância da manufatura aditiva como tecnologia digital para a indústria 4.0: uma revisão sistemática. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 653–667, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i3.23861. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/23861. Acesso em: 7 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.