Sistema de videomonitoramento de segurança urbana: Uma solução para os municípios de pequeno e médio portes
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21074Palavras-chave:
Monitoramento, Estratégia, Gestão Pública, GestãoResumo
O presente trabalho teve por objeto apresentar alternativa de sistema de videomonitoramento de segurança, a partir das experiências verificadas em municípios do Estado do Paraná, buscando responder ao problema de pesquisa de como a associação entre videomonitoramento, promoção da sensação de segurança e políticas públicas podem contribuir para a prevenção e combate aos crimes e infrações penais, a partir das experiências no Município de Ubiratã. Foram alcançados os seguintes resultados: a literatura apresenta alguns modelos de associações entre videomonitoramento e sistemas de segurança urbanos adequados para o setor público, entre eles os modelos disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, através da Polícia Militar e os projetos elaborados pelos voluntários da própria prefeitura. O trabalho levantou resultados econômico-sociais, de promoção da sensação de segurança e de políticas públicas, resultando em aumento da confiança dos empresários locais e da população em geral. Em relação a segurança proporcionada pelo projeto, resultou em ganhos socioeconômicos para a comunidade, bem como se constatou uma experiência exitosa de parceria estratégica público-comunitária, unindo prefeitura, poder judiciário, polícias civil e militar, conselho municipal de segurança e empresários locais, na efetivação de um projeto de interesse de todos, cujo modelo possibilitará a implementação em outros municípios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.