A CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE ENSINO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS

Autores

  • Letícia Mossate Jobim
  • Marilda Oliveira de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v2i4.1672

Palavras-chave:

Ensino não-formal, cidadania, infanto-juvenil

Resumo

Este estudo objetivou analisar a contribuição de um espaço não-formal de ensino no município de Restinga Sêca/RS. A partir de um estudo de caso foram entrevistados professores e alunos e realizadas observações no campo de pesquisa. Após uma breve análise sobre as bases históricas de como a cidadania vêm sendo constituída em nossa sociedade, marcada pela exclusão das classes populares na tomada de decisões, retomamos esse conceito na contemporaneidade, a fim de compreendê-lo em um sentido mais amplo e sob uma perspectiva de gestão educacional. A investigação caracterizou-se por uma pesquisa etnográfica e de caráter qualitativo, onde foram utilizados como instrumentos de pesquisa: a inserção participante, a observação participante, o diário de campo e a entrevista estruturada. De posse desses dados, foram realizadas as análises buscando estabelecer uma tessitura com os autores abordados no marco
teórico. Nesse sentido buscou-se apontar algumas possibilidades e deficiências deste espaço concreto de estudo, assim como elucidar o trabalho pedagógico dos professores,
a contribuição dos alunos, a forma de gestão e as relações deste meio com outros setores da sociedade. Finalmente foram destacados alguns pontos merecedores de maior atenção e reflexão visando uma gestão de maior qualidade.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

JOBIM, L. M.; DE OLIVEIRA, M. O. A CONTRIBUIÇÃO DE UM ESPAÇO NÃO-FORMAL DE ENSINO NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA INFANTO-JUVENIL: UM ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE RESTINGA SÊCA/RS. Educere et Educare, [S. l.], v. 2, n. 4, p. p. 313–326, 2000. DOI: 10.17648/educare.v2i4.1672. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1672. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos Metodológicos