INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES DO MODELO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO-TECNOLÓGICO DO CONTEÚDO

Marina Bazzo de Espíndola, Taís Rabetti Giannella

Resumo


Este trabalho, de natureza teórica, tem como objetivo discutir o modelo do Conhecimento Pedagógico Tecnológico do Conteúdo (CPTC) no contexto do Ensino de Ciências. Para isso, buscamos aprofundar o entendimento sobre os componentes do modelo do CPTC a partir de contribuições de autores do campo do ensino de Ciências e do campo da Tecnologia Educacional, a fim de compreender os debates referentes à natureza do conteúdo das ciências, a pedagogia específica desta área e as relações entre ciência e tecnologia, bem como para discutir as visões de tecnologia, as potencialidades pedagógicas das TDIC e suas aplicações no ensino das Ciências. Reconhecendo que cada um desses componentes se refere a um campo de conhecimento inatingível em sua totalidade, esperamos com este artigo reforçar a complexidade do conhecimento, da prática e da formação docente no contexto de integração de TDIC.


Palavras-chave


Conhecimento Pedagógico Tecnológico do Conteúdo; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.18287

Direitos autorais 2019 Educere et Educare

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

______________________________________________________________

Revista Educere et Educare

e-ISSN 1981-4712 — ISSN 1809-5208
Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Campus de Cascavel
Programa de Pós-Graduação em Educação

Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
Cascavel – Paraná - CEP: 85819-110
E-mail: educereeteducare@gmail.com