A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIDADANIA NUM PAÍS INTERCULTURAL: O USO DE IMAGENS NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA

Diogo da Silva Roiz, Jonas Rafael dos Santos

Resumo


O objetivo deste texto é discutir como a lei 10.639/03 possibilitou legitimar uma prática pedagógica “positiva” em relação à história do negro no Brasil. Ao mesmo tempo detém-se em analisar uma prática pedagógica aplicada em duas escolas (uma municipal e outra estadual) no município de Campinas, no estado de São Paulo, tendo por base os estudos culturais, especialmente o conceito de “interculturalismo”. As práticas pedagógicas desenvolvidas no “chão das escolas” pautaram-se na utilização de imagens (como cenas de filmes,) e letras de músicas (como o rap) para se ensinar a história e a cultura africana e afro-brasileira em sala de aula.


Palavras-chave


cultura afro-brasileira; interculturalidade; lei 10.639/03

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DOI: https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.20792

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