A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIDADANIA NUM PAÍS INTERCULTURAL: O USO DE IMAGENS NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA

Autores

  • Diogo da Silva Roiz
  • Jonas Rafael dos Santos Unesp

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v14i32.20792
Agências de fomento

Palavras-chave:

cultura afro-brasileira, interculturalidade, lei 10.639/03

Resumo

O objetivo deste texto é discutir como a lei 10.639/03 possibilitou legitimar uma prática pedagógica “positiva” em relação à história do negro no Brasil. Ao mesmo tempo detém-se em analisar uma prática pedagógica aplicada em duas escolas (uma municipal e outra estadual) no município de Campinas, no estado de São Paulo, tendo por base os estudos culturais, especialmente o conceito de “interculturalismo”. As práticas pedagógicas desenvolvidas no “chão das escolas” pautaram-se na utilização de imagens (como cenas de filmes,) e letras de músicas (como o rap) para se ensinar a história e a cultura africana e afro-brasileira em sala de aula.

Biografia do Autor

Diogo da Silva Roiz

Professor associado aos cursos de Pedagogia e de Ciências Sociais da UEMS, e do programa de pós-graduação em Educação e ao ProfHistória. Doutor em História pela UFPR, onde também concluiu estágio de pós-doutorado.

Jonas Rafael dos Santos, Unesp

Professor do mestrado profissional em análise e planejamento de políticas públicas da Unesp, e da rede pública municipal de Campinas. Doutor em História.

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Publicado

04-12-2019

Como Citar

ROIZ, D. da S.; SANTOS, J. R. dos. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA CIDADANIA NUM PAÍS INTERCULTURAL: O USO DE IMAGENS NO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA. Educere et Educare, [S. l.], v. 14, n. 32, p. DOI: 10.17648/educare.v14i32.20792, 2019. DOI: 10.17648/educare.v14i32.20792. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/20792. Acesso em: 29 mar. 2024.