O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA RURAL NO SUL DE MATO GROSSO- BRASIL: ANÁLISE DE UM CADERNO DE PLANEJAMENTO DE AULAS (1989)

Alessandra Cristina Furtado, Camila de Paula Bicudo, Edvonete de Souza Alencar

Resumo

Alessandra Cristina Furtado[1]

Camila de Paula Bicudo[2]

 Edvonete Souza de Alencar[3]

 

Resumo: Este artigo examina o ensino de Matemática, que se efetivou na 2ª sériedo 1º grau na Escola Municipal Padre Anchieta de Vila Formosa, município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul – Brasil, em 1989, tomando como base a análise de um caderno de planejamento de aulas. Consideramos que esse trabalho possa não só contribuir como um registro da história dos processos de ensino da Matemática, mas, também, como uma possibilidade concreta para compreender e até mesmo problematizar o que era “vivido” na sala de aula nas séries iniciais do 1º grau em 1989.

 

Palavras chave: Ensino da Matemática; Caderno de planejamento; Aulas. Escola Rural.


[1] Doutora e pós-doutora em Educação pela FE-USP. Professora Associada I da FAED-UFGD. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES). E-mail: alessandra_furtad@yahoo.com.br

[2] Pedagoga formada pela FAED-UFGD. Foi bolsista do PIBIC/CNPq. E-mail:depaulacamilaa@gmail.com.

[3] Doutora em Educação Matemática pela PUC- SP. Professora Adjunta da FAED-UFGD. Líder do Grupo Teia de Pesquisas em Educação Matemática (TeiaMat). E-mail: edvonete.s.alencar@hotmail.com

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