O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA RURAL NO SUL DE MATO GROSSO- BRASIL: ANÁLISE DE UM CADERNO DE PLANEJAMENTO DE AULAS (1989)
Abstract
Alessandra Cristina Furtado[1]
Camila de Paula Bicudo[2]
Edvonete Souza de Alencar[3]
Resumo: Este artigo examina o ensino de Matemática, que se efetivou na 2ª sériedo 1º grau na Escola Municipal Padre Anchieta de Vila Formosa, município de Dourados, no estado de Mato Grosso do Sul – Brasil, em 1989, tomando como base a análise de um caderno de planejamento de aulas. Consideramos que esse trabalho possa não só contribuir como um registro da história dos processos de ensino da Matemática, mas, também, como uma possibilidade concreta para compreender e até mesmo problematizar o que era “vivido” na sala de aula nas séries iniciais do 1º grau em 1989.
Palavras chave: Ensino da Matemática; Caderno de planejamento; Aulas. Escola Rural.
[1] Doutora e pós-doutora em Educação pela FE-USP. Professora Associada I da FAED-UFGD. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade (GEPHEMES). E-mail: alessandra_furtad@yahoo.com.br
[2] Pedagoga formada pela FAED-UFGD. Foi bolsista do PIBIC/CNPq. E-mail:depaulacamilaa@gmail.com.
[3] Doutora em Educação Matemática pela PUC- SP. Professora Adjunta da FAED-UFGD. Líder do Grupo Teia de Pesquisas em Educação Matemática (TeiaMat). E-mail: edvonete.s.alencar@hotmail.com
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.