A consciência corporal na perspectiva da educação física

Autores/as

  • Carmem Elisa Henn Brandl Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.v2.n2.2000.p51

Palabras clave:

Consciência corporal, Educação Física, Psicomotricidade

Resumen

Este estudo busca explorar a consciência corporal na perspectiva da Educação Física, propondo alternativas pedagógicas que promovam maior autonomia e protagonismo dos alunos, integrando aspectos filosóficos, psicomotores e sociais. A pesquisa parte de uma revisão teórica, abordando conceitos como esquema corporal, imagem corporal e consciência corporal. Analisa as contribuições de autores como Le Boulch, Vayer e Olivier, que destacam a relação entre corpo, movimento e aprendizagem. O estudo também contextualiza a abordagem psicomotora e filosófica, propondo a integração entre corpo e mente como forma de superar práticas tradicionais que reduzem o aluno a um mero executor de técnicas. A consciência corporal é apresentada como condição essencial para o desenvolvimento integral e a liberdade individual. A consciência corporal, enquanto processo dinâmico e multidimensional, é essencial para a Educação Física em uma perspectiva transformadora. A valorização do corpo como sujeito e não como objeto requer mudanças nas práticas pedagógicas, promovendo uma educação que respeite a individualidade e a intencionalidade dos alunos. O estudo conclui que a Educação Física, ao integrar abordagens filosóficas e psicomotoras, pode contribuir significativamente para a formação de indivíduos mais autônomos e conscientes de si mesmos e do mundo ao seu redor.

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Publicado

01.01.2000

Cómo citar

BRANDL, C. E. H. A consciência corporal na perspectiva da educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n. 2, p. 51–66, 2000. DOI: 10.36453/cefe.v2.n2.2000.p51. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1773. Acesso em: 28 abr. 2025.