Lateralidade: conhecimentos básicos e fatores de dominância em escolares de 7 a 10 anos
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2000.v2.i2.p11Palabras clave:
Destros, Sinistros, Ambidestros, CriançasResumen
Este estudo caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, que teve por objetivo analisar a dominância lateral em escolares de 7 a 10 anos, em ambos os sexos, da escola municipal Orlando Luiz Basei, do distrito de Novo Sarandi, município de Toledo-Pr. A amostra constituiu-se de 80 crianças matriculadas na referida escola, sendo 10 crianças por faixa etária e sexo. Utilizou-se como instrumento de coleta, o diagnóstico de lateralidade através do gesto, proposto por NEGRINE (1986). Sabendo-se que a lateralidade é uma das variáveis do desenvolvimento psicomotor, e também um dos aspectos relevantes das capacidades de aprendizagem, optou-se por realizar o referido teste para verificar como se encontravam a dominância lateral das crianças. Os resultados gerais obtidos demonstraram que 92,5% da amostra apresentam dominância manual destra e os outros 7,5% apresentam dominância manual sinistra. Com relação a dominância pedal, o grupo pesquisado apresentou 88,75% para dominância pedal destra e 11,25% para dominância pedal sinistra. Quanto a dominância ocular observamos uma divergência nos resultados, encontrou-se 56,25% para dominância ocular destra e 43,75% para dominância ocular sinistra. Tais resultados são compatíveis com observações encontradas na literatura, onde estatísticas mostram que na população mundial 92% em média são sujeitos destros, ficando apenas 8% para os canhotos e ambidestros. A divergência encontrada na dominância ocular, não deve ser considerada um problema, uma vez que esta estabelece-se bastante tarde no indivíduo, isto é, ao redor de 12 a 14 anos de idade. A partir disso, conclui-se que as crianças da escola mencionada, de modo geral, não apresentam problemas mais sérios de dominância lateral.Descargas
Citas
COSTE, J. C. A Psicomotricidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
DE MEUR, A.; STAES, L. Psicomotricidade: educação e reeducação. São Paulo: Manole, 1989.
ECKERT, H. M. Desenvolvimento Motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993.
FONSECA, V. Psicomotricidade - Psicologia e Pedagogia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
FREIRE, J. B. Educação de Corpo Inteiro. 2. ed. São Paulo, 1991.
GALLAHUE, D. L. Motor Development. In: WINNICK, J. Adapted physical education in sports. Champaign, Illinois: Human Kinetics, 1985.
HOLLE, B. Desenvolvimento Motor na Criança Normal e Retardada. São Paulo: Manole, 1979.
KIRSCH, A. Antologia do Atletismo - Metodologia para iniciação em escolas e clubes. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1983.
LE BOULCH, J. O Desenvolvimento Psicomotor - do nascimento aos 06 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
LE BOULCH, J. Educação Psicomotora - a psicocinética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MAFREI, J. Apostilado de Psicomotricidade. Toledo: ASSOESTE, 1998.
NEGRINE, A. Educação Psicomotora - A Lateralidade e a Orientação Espacial. Porto Alegre: Pallotti, 1986.
NEGRINE, A. A Coordenação Psicomotora e suas implicações. Porto Alegre: Pallotti, 1988.
PICQ, L.; VAYER, P. Educação Psicomotora e Retardo Mental. 4. ed. São Paulo: Manole, 1988.
RODRIGUES, M. Manual Teórico-Prático de Educação Física Infantil. 5. ed. São Paulo: Cone, 1989.
ROMERO, E. Lateralidade e Rendimento Escolar. Revista Sprint, Ano VIII, n. 017-10, 1988.
SALOMON, D. V. Como fazer uma monografia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
VELASCO, C. G. Brincar: o despertar psicomotor. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.
WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.