Propostas para o ensino da educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2000.v2.i2.p87Palabras clave:
Educação Física, Propostas, EnsinoResumen
Neste texto procuro mostrar propostas de ensino/aprendizagem para a Educação Física. Vários autores apresentam suas idéias devidamente embasadas. Neste estudo, reporto-me a cinco propostas, com determinadas características que as diferenciam. Algumas são aplicadas na prática, porém, boa parte só existe "no papel" ou são pouco utilizadas. Neste trabalho apresento as seguintes propostas: a Tradicional, a Desenvolvimentista, a Construtivista, a Crítico-Superadora e a Crítico-Emancipadora. A Educação Motora é outra proposta atual. Escreverei a respeito dela em outro texto.
Descargas
Citas
CANFIELD, J. T. Estilos de ensino de Mosston. Santa Maria: UFSM, 1986. Apostilado.
COLL, C. et al. El constructivismo en el aula. Barcelona: Graó, 1994.
CURTISS, S. A alegria do movimento na pré-escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.
DAÓLIO, J. A ruptura natureza/cultura na Educação Física. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995.
FERREIRA, V. L. C. Prática da Educação Física no 1º grau: modelo de reprodução ou perspectiva de transformação. São Paulo: Ibrasa, 1984.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.
GIRARDI, M. J. Brincar de viver o corpo. In: PICCOLO, V. L. N. (Org.). Educação Física escolar: ser ... ou não ter? Campinas: Unicamp, 1993.
GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir. Campinas: Papirus, 1994.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: Unijuí, 1998.
KUNZ, E. Educação Física – ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.
HILDEBRANDT, R.; LAGING, R. Concepções abertas no ensino da Educação Física. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1986.
LE BOULCH, J. Educação Psicomotora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MEDINA, J. P. S. Educação Física cuida do corpo ... e "mente". Campinas: Papirus, 1986.
MOREIRA, W. W. Corpo presente num olhar panorâmico. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Corpo pressente. Campinas: Papirus, 1995.
MOREIRA, W. W. Perspectivas da Educação Motora na escola. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995.
MOSSTON, M. La enseñanza de la Educación Física – Del comando al descubrimiento. Buenos Aires: Paidós, 1978.
NEGRINE, A. Educação psicomotora. Porto Alegre: Palloti, 1986.
OLIVEIRA, A. B. de. Metodologias emergentes no ensino da Educação Física. Revista da Educação Física/UEM, v. 8, n. 1, p. 21-27, 1997.
PELLEGRINOTTI, I. L. Educação Física no 2º grau: novas perspectivas? In: PICCOLO, V. L. N. (Org.). Educação Física escolar: ser ... ou não ter? Campinas: Unicamp, 1993.
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1988.
RESENDE, H. G. de. Necessidades da Educação Motora na escola. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995.
SANTIN, S. Perspectivas na visão da corporeidade. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física & Esportes – Perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1993.
MANOEL, E. DE J.; KOKUBUN, E.; TANI, G.; PROENCA, J. E. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU, 1988.
TANI, G. Educação Física e esporte no ensino de 3º grau: uma abordagem desenvolvimentista. In: PASSOS, S. C. E. (Org.). Educação Física e esportes na universidade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Física e Desportos, 1988.
VAYER, P. A criança diante do mundo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
WEINECK, J. Biologia do esporte. São Paulo: Manole, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.