Estágio curricular supervisionado em educação física: experiência e implicações para a formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p193

Palavras-chave:

Educação Física, estágio curricular, formação de professores

Resumo

Objetivo: Apresentar e refletir as experiências formativas do componente curricular “Estágio Supervisionado I” (campo escolar) do 5º semestre do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Belém - PA. Métodos: Metodologicamente, descreve e analisa as vivências oportunizadas pelo estágio do curso em questão. Resultados: Os resultados revelam elementos relevantes ao trabalho pedagógico em Edu-cação Física, oriundos da reflexão e avaliação das práticas realizadas pelos discentes. Todavia, notou-se a interrupção de demais reflexões por parte deles, dada a impossibilidade de um contato mais fecundo, efetivo e integral com outras experiências forma-tivas no estágio, necessárias à sua constituição profissional docente. Conclusão: Conclui-se destacando a ne-cessidade de se entender o estágio supervisionado enquanto momento de ação-reflexão sobre as práticas de ensino a partir de sua plena efetivação – observação da realidade, intervenção planejada e reflexão sobre a prática profissional em Educação Física – no processo formativo do estudante de graduação.

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Biografia do Autor

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/UFPA). Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (UFPA).

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Publicado

26.09.2019

Como Citar

SANTOS, C. A. F. dos. Estágio curricular supervisionado em educação física: experiência e implicações para a formação de professores. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 193–201, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p193. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/22202. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência