Aspectos relacionados à atuação de professores/as de educação física durante o ensino remoto na pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27592

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino Remoto, Pandemia

Resumo

INTRODUÇÃO: A suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid 19 ocasionou mudanças repentinas nos modos de aprender e ensinar. Neste surge a necessidade de aprofundar as reflexões sobre a educação física escolar, uma disciplina com caráter pedagógico predominantemente prático, especialmente na educação básica. 
OBJETIVO: Verificar a relação da idade e rede de ensino em que o/a professor/a leciona com fatores associados à Educação Física escolar no período de ensino remoto durante a pandemia da COVID 19. 
MÉTODOS: O estudo caracterizou-se como pesquisa quantitativa, com delineamento correlacional e descritivo. A pesquisa foi realizada entre os meses de maio e junho de 2021, com 106 professores/as de Educação Física que atuaram durante o período de pandemia da Covid-19. Para a coleta de informações foi utilizado um questionário semiaberto. Os dados foram tabulados em planilha Microsoft Excel® e as análises realizadas por meio do Statistical Package for the Social Sciences, versão 24. 
RESULTADOS: Entre os principais achados, verificou-se que, proporcionalmente, mais professores/as da rede particular de ensino (83,3%) do que os professores/as da rede pública (24,1%), receberam capacitação para atuar no ensino remoto, com significância de p<0,05. De forma similar, os/as professores/as da rede particular, proporcionalmente, receberam maior apoio em equipamento para atuação de forma remota (41,7%) do que os da rede pública (2,4%), p<0,05. A análise de correlação demonstrou ainda, que quanto menor a idade dos sujeitos da amostra, maior o número de conteúdos autorrelatados, com dificuldade de ensino (ρ=-0,36, p<0,05). 
CONCLUSÃO: Concluiu-se que, existiu relação entre a idade e o número de conteúdos que os/as docentes tiveram dificuldade de desenvolver, bem como diferença no apoio de capacitação e apoio aos/às docentes, de acordo com cada rede de ensino, sendo que esse apoio foi superior na rede privada.

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Biografia do Autor

Márcia Franciele Spies, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Profissional de Educação Física. Mestre em Ciências Sociais.Doutoranda  em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento- GEPEM

Cielle Amanda de Sousa e Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Profissional de Educação Física. Especialista em Atividaade Física e Dança. Mestranda  em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento- GEPEM

Geisan Munique Giovanetti Gomes, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Profissional de Educação Física.Mestranda  em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento- GEPEM

Mariza Antunes de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Profissional de Educação Física. Mestre em Educação.Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento- GEPEM

Guilherme da Silva Gasparotto, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor em Educação Física.Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Movimento da Universidade Federal do Paraná- GEPEM

Referências

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Publicado

29.09.2021

Como Citar

SPIES, M. F.; DE SOUSA E SILVA, C. A.; GIOVANETTI GOMES, G. M.; DE LIMA, M. A.; GASPAROTTO, G. da S. Aspectos relacionados à atuação de professores/as de educação física durante o ensino remoto na pandemia da Covid-19. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 65–70, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27592. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27592. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade