Publicidade: um estudo bibliométrico sobre o estado da arte

Autores

  • Carla Diniz Naue
  • Fabiane Favretto SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA - FAI
  • Carline Ternus

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v5i1.18673
Agências de fomento

Palavras-chave:

Publicidade, Cultura, Estudo bibliométrico

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo realizar um mapeamento bibliométrico sobre os principais estudos acerca do termo publicidade na base de dados Spell, caracteriza-se como um estudo descritivo, tendo por base uma pesquisa bibliométrica. Na busca, 61 artigos foram encontrados e trouxeram as seguintes análises: na maioria dos estudos utilizou-se do método qualitativo; apenas quatro autores tiveram destaque nas publicações e mais uma quantidade significativa de outros pesquisadores estudam sobre o tema, mostrando sua ascensão; a USP foi a IES que obteve maior destaque na produção científica neste tema; a maioria dos artigos tiveram suas publicações no ano de 2010, porém, nas buscas apareceram artigos desenvolvidos já no ano de 1979; marketing é o constructo mais utilizado nos estudos base. A partir da presente pesquisa, conclui-se que o estudo acerca da publicidade já está consolidado. Entretanto, as análises relacionando com a cultura ainda se apresentam uma lacuna. Este estudo buscará contribuir para possíveis pesquisas, para compreender a interferência da cultura na publicidade. 

 

Biografia do Autor

Fabiane Favretto, SOCIEDADE EDUCACIONAL DE ITAPIRANGA - FAI

Egressa do curso de Administração pela Fai Faculdades de Itapiranga.

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Publicado

08-11-2018

Como Citar

NAUE, C. D.; FAVRETTO, F.; TERNUS, C. Publicidade: um estudo bibliométrico sobre o estado da arte. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 18–33, 2018. DOI: 10.48075/comsus.v5i1.18673. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/18673. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos