Programa melhorias de problemas ambientais

Autores

  • Jéferson Tiago Pontille Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (Discente da Especialização em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos, 2018).
  • Loreni Teresinha Brandalise Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste (Docente da Especialização em Gestão Pública e Gerenciamento de Projetos, 2018).

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v6i1.20304
Agências de fomento

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação Ambiental, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar como foi elaborado o Programa Melhorias de Problemas Ambientais no Município de Ouro Verde do Oeste, Estado do Paraná, o qual possui os Projetos “Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos” e “Avaliação de Impactos Ambientais do Aterro Sanitário”. Além disso, pretende-se demonstrar como se darão as atividades deste Programa. O estudo se justifica considerando que um programa de gestão ambiental poderá diminuir o aporte diário no aterro sanitário por meio de ações como a coleta seletiva, aumentando a reciclagem e ampliando a vida útil do aterro. Para elaboração deste relato foram utilizados os dados primários coletados por meio de entrevista não padronizada com os professores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Campus Toledo, que detalharam o andamento dos projetos para os integrantes da equipe da Administração Municipal. Dados secundários também foram obtidos por meio de revisão bibliográfica. Mesmo não tendo iniciado os projetos, o Programa vem apresentando um bom planejamento, pois a metodologia das atividades dos projetos foi apresentada de forma clara e objetiva estruturando, dessa forma, um bom caminho para o andamento das ações. A demora em alguns processos burocráticos foi um dos empecilhos para o início das ações do Programa.

Downloads

Publicado

17-12-2019

Como Citar

PONTILLE, J. T.; BRANDALISE, L. T. Programa melhorias de problemas ambientais. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 79–87, 2019. DOI: 10.48075/comsus.v6i1.20304. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/20304. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos Técnicos