A eficiência energética aplicada na iluminação pública
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.20751Palavras-chave:
Prefeitura, Economicidade, Gestão e Tecnologia.Resumo
O objetivo do estudo foi verificar se a troca de lâmpadas atuais da iluminação pública por Leds haveria economia na fatura de energia elétrica, demonstrando através de informações, dados fornecidos pelo município de Formosa do Oeste, estado do Paraná e pela Copel essa economia e o custo/benefício dessa mudança. O relato técnico foi elaborado demonstrando através de orçamento os custos para a mudança e tabela com informações de receitas, despesas, manutenções, unidade de potência (watt) das lâmpadas atuais e das lâmpadas a serem Leds a serem adaptadas. Os cálculos foram feitos considerando quanto se consome de energia com as lâmpadas existentes e quanto irá consumir se for trocado por lâmpadas Leds que chegou numa economia de quase 50%. Foi verificado que o custo da mudança é alto, porém a mudança é necessária, pois as receitas referentes à contribuição pagas pelos munícipes são insuficientes para manter todos os gastos gerados pela iluminação pública como mão de obra, fatura de energia, troca de lâmpadas e materiais elétricos utilizados na manutenção dos postes. O município deverá buscar parcerias para custear integralmente ou parcialmente o projeto com a conversão das lâmpadas atuais pelas Leds que beneficiará todos os moradores com um sistema que consome menos energia, com lâmpadas de qualidade igual se comparadas com as atuais, mais duradouras e um sistema mais eficiente para iluminação pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.