Análise da viabilidade econômica para redução de desperdício e uso de fontes renováveis no município de Cascavel
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21031Palavras-chave:
Análise de Viabilidade, Gestão, SustentabilidadeResumo
O Plano de Governo da gestão 2017-2020 do Município de Cascavel contempla a redução de desperdícios e utilização de fontes de energias renováveis em prédios públicos. Para atender ao plano, nota-se que o Paço Municipal de Cascavel ainda possui equipamentos elétricos muito antigos que geram desperdícios com conta de luz elétrica, logo a primeira solução para redução deste gasto e trazer menor prejuízo ao meio ambiente é a realização da substituição de lâmpadas convencionais existentes por lâmpadas da tecnologia LED. Após realizar a substituição, a Administração poderá implantar o sistema de geração de energia fotovoltaica, que é uma fonte de energia renovável. Essas duas propostas foram verificadas sob o ponto de vista técnico e econômico, apresentando os equipamentos especificados e verificando o tempo do payback dos investimentos. A substituição das lâmpadas teve seu custo de investimento inicial levantado e calculou-se o valor presente líquido do retorno financeiro, com base na economia gerada levando em conta os custos de manutenção, energia elétrica e implantação. Percebeu-se que o payback ocorre em menos de um ano. Já para a implantação do sistema fotovoltaico, contatou-se uma empresa local que repassou as especificações de um equipamento mais adequado e calculou o payback do investimento, o qual deve ocorrer em até 8 anos. Ambos investimentos possuem boas perspectivas de retorno financeiro pela economia, porém requerem recursos para investimento inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.