Proteção dos recursos hidrícos urbanos por meio de pagamento por serviços ecossistêmicos
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21068Resumo
É visto todos os anos o racionamento de água em diversas regiões brasileiras. Esta escassez tem relação direta com as cidades não apenas no consumo, mas também na preservação dos recursos hídricos. As cidades se desenvolvem das águas, crescem das águas, vivem das águas e em consequência, poluem, degradam, assoreiam e deslocam os rios e nascentes. Interferências como estas, resultam na escassez de recursos e nos desastres naturais provocados pelas mudanças climáticas, como os ciclos de chuvas, com inundações e longos períodos de secas. Neste contexto, o objetivo deste estudo é propor instrumentos com medidas mitigadoras para que a sociedade, juntamente com os órgãos públicos, proteja os rios e nascentes nas áreas urbanas através de incentivos financeiros. A pesquisa exploratória possibilitou a familiarização com a ferramenta proposta, o pagamento por serviços ecossistêmicos. Os dados foram coletados por meio de pesquisa documental de caráter qualitativo. O atendimento à legislação ambiental vigente e a possibilidade de proteger e conservar as áreas de preservação ao longo dos rios inseridos no perímetro urbano da cidade promove um elo entre o meio ambiente e a urbanização dos espaços. Espera-se também com este estudo, favorecer para uma redução da poluição hídrica, correta conservação do solo, recuperação de áreas degradadas, proteção dos recursos hídricos, contribuição ao desenvolvimento sustentável e, principalmente, oportunizar aos moradores da região melhor qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.