Análise da substituição de ambulâncias da frota da secretaria municipal de saúde de Cascavel/PR: Estudo de caso na divisão de logística e serviços gerais
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21080Palavras-chave:
Transporte, Gerenciamento, Gestão Pública, LogísticaResumo
Este relato técnico tem o objetivo realizar uma análise do processo de substituição da frota de ambulâncias, identificando uma metodologia aplicável para conhecer o ponto econômico e apontar o momento ideal para substituição do veículo. O estudo foi realizado por meio de análise situacional na Secretaria Saúde de Cascavel/PR – SESAU, a qual tem a obrigação legal de transportar a população para tratamento saúde. A frota de ambulâncias é de 10 veículos para atender Munícipio de Cascavel e 60% destas possuem alta quilometragem e idade acima de nove anos. O estudo de caso se apresenta na análise dos gastos da ambulância Frota 2300, através de tabelas dos custos de manutenção, depreciação, custo de capital, custo total anual, custo médio anual e gráfico, utilizando o método “Custos Médios por Período”, desenvolvidos por Lima (2002). Na conclusão, a pesquisa apontou que a Secretaria não utiliza método nem planejamento para definir a substituição dos veículos ambulâncias. O método “Custos Médios por Período”, foi adotado e aplicado na análise da vida útil do veículo em questão, identificando o ponto econômico e o melhor momento para substitui-lo, sendo no quarto para o quinto ano de uso. A contribuição deste trabalho esta direcionada para a proposição da profissionalização do serviço como rotina e adoção de ferramentas gerenciais com parâmetros técnicos na gestão da frota, para apoio à decisão visando economicidade dos recursos públicos e melhorar a qualidade no atendimento aos usuários do SUS, bem como segurança aos pacientes, acompanhantes, profissionais condutores e equipe de apoio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.