Regularização para posse de um imóvel por uma cooperativa de micro cervejeiros de Ubiratã, por meio de uma cessão de uso no município de Ubiratã

Autores

  • Jair Klauck Junior Unioeste

DOI:

https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21102
Agências de fomento
Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI)

Palavras-chave:

Cooperação, Gestão, Expansão

Resumo

Diante da extensiva expansão do consumo de cervejas artesanais, automaticamente expandem-se a quantidade de produtores. Porém, a dificuldade de aprimoramento, produção, legalização, e altos custos dentro de todo o processo, inviabilizam muitas microcervejarias. Foi observada a oportunidade de facilitar a aquisição, manutenção, e requisição de produtos para a manufaturação da cerveja própria, criando um centro facilitador com modelo de cooperativa. O objetivo do estudo é reintegrar um Barracão que está sob responsabilidade do Município de Ubiratã, satisfazendo as obrigações legais envolta de uma cessão de uso, cumprindo as necessidades locais, gerando benefícios aos munícipes. A região tem se expandindo de forma progressiva na criação de microcervejarias, sendo Ubiratã um polo estratégico pela sua localização, ligando as principais cidades da região, como Cascavel e Maringá. No presente trabalho, apresentamos a organização dos envolvidos, e questão social e turística da região para implantação deste centro de distribuição de insumos para produção de cervejas artesanais. Verificando dados importantes como padrão de consumo, volume, número de cervejarias, IDH e PIB per capta. Foi possível notar o crescente consumo, e interesse em produção de alguns munícipes da região oeste do Paraná, sendo ratificada a viabilidade da implantação de um centro de distribuição.

Downloads

Publicado

15-07-2020

Como Citar

KLAUCK JUNIOR, J. Regularização para posse de um imóvel por uma cooperativa de micro cervejeiros de Ubiratã, por meio de uma cessão de uso no município de Ubiratã. Revista Competitividade e Sustentabilidade, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 468–476, 2020. DOI: 10.48075/comsus.v7i2.21102. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/comsus/article/view/21102. Acesso em: 29 mar. 2024.