Proposta de mecanismos para organização da demanda de atendimento odontológico em unidades de saúde com uso de estratificação de risco
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i2.21105Palavras-chave:
Risco, Gestão, Estratégia, QualidadeResumo
Existem várias propostas para tornar o acesso dos usuários do Sistema Único de saúde (SUS), mais humanizado e de acordo com os princípios do SUS. Este estudo tem o objetivo de propor uma forma de organização da demanda de atendimento odontológico da Unidade de Saúde da Família do Brasmadeira, bairro do município de Cascavel - PR. Através desta pesquisa exploratória, realizada no intervalo de tempo de seis meses no ano de 2018, com aplicação do questionário padrão, da Rede de Saúde Bucal, contido na Linha Guia do Governo do Estado do Paraná, foi possível compor uma base de dados, com 394 atendimentos. Os métodos utilizados foram: registros de atendimento e classificação do todos os pacientes odontológicos, planejamento e execução do atendimento e retornos programados. Como resultado foi possível verificar que a maioria da população foi classificada de baixo risco odontológico, com mais de 72% dos atendidos, em segundo lugar a população de alto risco com aproximadamente 17% e por fim, em torno de 10% foi classificada como sendo de médio risco às doenças bucais. Com isso, pode-se padronizar o acesso dos usuários quanto ao número de consultas necessárias e o retorno para cada tratamento conforme propõe a linha guia em relação a cada risco identificado. Contribuindo desta forma para um atendimento mais humanizado e de maior qualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.