Instalação de sistema fotovoltaico em unidade de saúde pública: análise de viabilidade econômica
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v7i1.21112Palavras-chave:
Energia Solar, Sistemas Fotovoltaicos, Impacto Ambiental, Redução de Custos.Resumo
O presente trabalho investiga a viabilidade econômica da implementação de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica de baixa tensão em uma unidade de saúde pública na cidade de Cascavel – PR, por meio de um projeto piloto de instalação na cobertura da unidade de saúde para suprir o consumo de energia elétrica. Apresentado como estudo exploratório e pesquisa documental, se utilizou de dados de consumo mensal da unidade consumidora coletados no setor financeiro da Secretaria de Saúde de Cascavel referente ao ano de 2016 e dados sobre painéis fotovoltaicos de organizações que comercializam estes sistemas. A pesquisa utilizou a irradiação solar média diária para a localidade a fim de definir a configuração mais adequada à finalidade de uso. Ficou demonstrado que há um grande potencial a ser explorado para geração de energia solar, e a utilização de um sistema fotovoltaico de geração de energia, e a utilização de painéis fotovoltaicos poderá reduzir gastos pela Prefeitura Municipal de Cascavel com energia elétrica da concessionária, ou seja, é viável do ponto de vista econômico. Esse valor economizado poderá ser revertido em compra de medicamentos, e incremento de recursos em espaço físico na unidade de saúde, gerando conforto e melhoria de vida aos servidores e usuários do sistema de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.