Análise da Eficiência Energética de uma Residência Unifamiliar: um estudo da Classificação Conforme o Selo Procel
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v9i1.28907Resumo
As fontes de energias renováveis se tornaram um tema amplamente discutido em âmbito global dada a sua importância nos tempos atuais. O aumento da qualidade de vida e da exigência de conforto no interior das habitações vêm ocasionando um aumento no consumo dos sistemas de iluminação e climatização artificial, propiciando assim um grande desperdício energético derivado de fontes não renováveis, que estão diretamente ligadas aos impactos ambientais. Neste contexto, torna-se essencial destacar a importância do estudo do conforto térmico dos moradores, relacionado com o consumo de recursos energéticos, visando aproveitar ao máximo os recursos naturais como a iluminação solar e os ventos da própria região. O presente artigo apresenta detalhes da edificação em estudo, analisando o que poderia modificar para ser mais eficiente e depender menos do uso dos recursos naturais. Desta forma, de acordo com a classificação do selo Procel, a edificação teve nota “B”, com um total de 4,21 pontos totais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.