Resiliência dos docentes de graduação em contabilidade em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v9i2.30701Resumo
O objetivo foi compreender os elementos da resiliência dos docentes de graduação do curso de contabilidade, a partir dos fatores contextuais da pandemia COVID-19. Utilizou-se a abordagem qualitativa por meio de entrevistas a partir de questões semiestruturadas com docentes dos cursos de ciências contábeis localizados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Foi possível identificar as dimensões da resiliência como superação, condições adversas, adaptação, interação e adversidade. Observou-se que o reinventar do docente incluiu as características do professor resiliente, de adaptar-se, interagir e de se superar para ser capaz de atender aos anseios de seus acadêmicos. Para isso os docentes buscaram manter-se motivados, foram criativos, persistentes e usaram a empatia ao ajudar colegas docentes nas dificuldades. Como contribuições da pesquisa pode ser citado o aprendizado em condições adversas com a indicação de quatro dimensões que emergiram no estudo: capacidade de reinventar, empatia, criatividade e persistência.
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