Educação Financeira: relevâncias e iniciativas da ENEF
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v10i2.32319Resumo
O presente trabalho aborda o tema Educação Financeira (EF) e estratégias da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) com vistas à melhoria das finanças pessoais. Elaborado por meio de uma análise descritiva de estudos correlatos e de bancos de dados públicos, caracteriza-se sob abordagem qualitativa. O objetivo deste estudo consistiu na avaliação da eficácia das medidas abrangidas no escopo da ENEF, bem como sua influência na EF da população brasileira. Verificou-se que o aprimoramento da conscientização financeira da população brasileira em suas decisões de consumo e investimento se dá primordialmente através da EF, em que questões como a inclusão de conteúdos financeiros de forma adequada nos currículos escolares, a disseminação de informações claras e acessíveis para todos os estratos sociais e a promoção de programas contínuos e integrativos da EF são áreas que demandam atenção adicional em políticas públicas. A abordagem eficaz desses pontos representa um avanço considerável da importância da alfabetização financeira em todas as esferas da sociedade, oferecendo potencial impacto na capacidade de tomada de decisões informadas e no bem-estar financeiro dos cidadãos. Apesar das estratégias implementadas pela ENEF, ainda há um extenso percurso a ser percorrido para efetivamente atingir toda a sociedade, independentemente de sua classe social. Frentes futuras em pesquisas sugerem perscrutar a integração da EF nos currículos escolares de forma interdisciplinar, desde o ensino fundamental até o médio, com o intuito de avaliar as mudanças comportamentais e tomadas de decisões relacionadas ao consumo e investimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.