Logística reversa: um estudo das embalagens de agrotóxicos em Maringá e região
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v10i2.33056Resumo
O Brasil como um grande produtor agrícola apresenta níveis elevados uso de agrotóxicos em suas produções, sendo iminente o risco do descarte de forma inadequada das embalagens desses produtos, poluindo o meio ambiente. Por esse motivo o produtor rural deve saber exatamente como fazer o descarte ou devolução das embalagens já utilizadas de modo correto. Este trabalho tem por objetivo principal verificar como é realizada a logística reversa das embalagens de agrotóxicos na cidade de Maringá e região. Para tanto, foi realizada uma entrevista com a coordenadora da central de recolhimento dessas embalagens, localizada na cidade de Maringá, que atende a cidade e outros municípios da região noroeste, representando 25% do descarte de todo o estado do Paraná. Os resultados da pesquisa demonstram que o setor de planejamento da central de recolhimento faz com que essa operação, que começa com os produtores rurais, e segue até o recebimento nas centrais, possui grande importância ambiental e necessita de financiamento por parte das indústrias e revendas para se manter ativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.