Framework del Proceso de Formación y Desarrollo de Redes Interorganizacionales
DOI:
https://doi.org/10.48075/comsus.v12i1.34896Resumen
Este estudo apresenta um framework teórico para a formação e desenvolvimento de redes interorganizacionais, integrando dimensões econômicas e sociais e enfatizando o papel crítico das instituições em mercados emergentes. Com base nas teorias fundacionais de Grandori e Soda (1995), Jones et al. (1997) e Larson e Starr (1993), a pesquisa examina a formação de redes, mecanismos de coordenação e estruturas de governança. Exemplos práticos de mercados desenvolvidos e emergentes são utilizados para destacar como o apoio institucional fomenta a evolução das redes. Os principais achados revelam que as redes interorganizacionais em mercados emergentes dependem fortemente das instituições para superar desafios estruturais, promover inovação colaborativa e reduzir comportamentos oportunistas. Mecanismos como sistemas de reputação e sanções sociais são centrais para garantir a sustentabilidade a longo prazo. O framework proposto contribui significativamente para a literatura ao focar em mercados emergentes, um contexto frequentemente subexplorado em estudos de redes interorganizacionais. Ele oferece insights práticos para gestores e formuladores de políticas, fornecendo orientações sobre como aproveitar as instituições para fortalecer a colaboração em rede e promover o desenvolvimento sustentável. Ao abordar restrições de recursos e desafios únicos, o estudo aprimora o entendimento das dinâmicas de rede e seu papel na promoção da inclusão social e competitividade regional.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.