REFLEXÕES SOBRE A IDÉIA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Antonio Santos da Luz
  • Georgia Sobreira dos Santos Cêa

DOI:

https://doi.org/10.17648/educare.v1i1.1009

Resumo

Pode-se afirmar que a matriz teórica da idéia do empreendedorismo é o pensamento liberal clássico. Por exemplo, em Adam Smith encontramos a valorização do homem frugal e industrioso; em John Locke localizamos a aposta no interesse individual como a origem do bem comum. Aprimorando tais elaborações, outros autores vão colaborar com a idéia do empreendedorismo. Walras propõe a compreensão do sistema econômico a partir das ações individuais. Schumpeter desenvolve a idéia de que as inovações que dão movimento ao capitalismo (processo de destruição criativa) resultam das iniciativas dos agentes econômicos (Carneiro, 1997). Mais recentemente, atualizando a corrente clássica, autores como Hayeck e Friedmann vão reafirmar o individualismo como a mola propulsora do desenvolvimento e ratificar o pressuposto de que os interesses do capital e do trabalho se identificam e seus antagonismos inexistem.

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Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA LUZ, A. S.; CÊA, G. S. dos S. REFLEXÕES SOBRE A IDÉIA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO. Educere et Educare, [S. l.], v. 1, n. 1, p. p. 83–87, 2000. DOI: 10.17648/educare.v1i1.1009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1009. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos da Educação