Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Template
Avaliadores
Indexadores
Equipe Editorial
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 1 n. 1 (2006)
v. 1 n. 1 (2006)
Publicado:
07-12-2007
Páginas Iniciais
APRESENTAÇÃO DESTE NÚMERO DA REVISTA
Equipe Editorial
p. 01-12
PDF
Fundamentos da Educação
UMA NOVA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PARA O NOSSO TEMPO
Gilberto Luiz Alves
p. 15-24
PDF
APOGEU E CRISE DE UMA ÉPOCA: AS UNIVERSIDADES MEDIEVAIS
Terezinha Oliveira
p. 25-36
PDF
COMENIUS: O PRECURSOR DA PEDAGOGIA MODERNA
Arcielli Royer, Tânia Pereira da Silva Sens, Gilmar Henrique da Conceição
p. 37-40
PDF
CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NO PERIODO IMPERIAL BRASILEIRO
Julia Malanchen, Paulino José Orso
p. 41-46
PDF
OS PROFESSORES DO BRASIL IMPERIAL
André Paulo Castanha
p. 47-52
PDF
A FIGURA FEMININA NO CONTEXTO DA INQUISIÇÃO
Mariza Scheffer Freire, Vilma Pereira Sobrinho, Gilmar Henrique da Conceição
p. 53-58
PDF
A FILOSOFIA EDUCACIONAL NA PEDAGOGIA JESUÍTICA: AVANÇO OU RETROCESSO?
Silvia Letícia Spanhol, Gilmar Henrique da Conceição
p. 59-64
PDF
O PAPEL DA RELIGIÃO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE FRANCISCO BELTRÃO – PR
Franciele S. Santos, Franciele T. Viana
p. 65-68
PDF
EDUCAÇÃO DO CAMPO E EDUCAÇÃO URBANA: APROXIMAÇÕES E RUPTURAS
Franciele Soares dos Santos
p. 69-72
PDF
UMA REFLEXÃO HISTÓRICA SOBRE A QUESTÃO DO TRABALHO NA VISÃO DE ENGUIT
Emanoela Regina Tomas, Lenir Bavaresco, Zenira Maria Malacarne Signori, Gilmar H. da Conceição
p. 73-76
PDF
ESCOLA DO TRABALHO UMA PEDAGOGIA SOCIAL: UMA LEITURA DE M. M. PISTRAK
Eliseu Santana, André Paulo Castanha
p. 77-81
PDF
REFLEXÕES SOBRE A IDÉIA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO
Antonio Santos da Luz, Georgia Sobreira dos Santos Cêa
p. 83-87
PDF
AS PRECARIEDADES E IMPUNIDADES DO SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICO BRASILEIRO
Adriéle Cristina de Souza, Gilmar Henrique da Conceição
p. 89-92
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O LEITO DE PROCUSTO: O DESAFIO DO SÉCULO XXI
Ana Paula Santi, Estela Cristina Coelho, Jane Peruzo Iacono
p. 93-98
PDF
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO FORMA DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE
Marley Kniphoff
p. 99-102
PDF
ASPECTOS HISTÓRICOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Elisabeth Rossetto, Anacleide Sobral Adami, Juçara Kremer, Nilton Pagani, Marizete T. Nascimento Silva
p. 103-108
PDF
UMA REFLEXÃO SOBRE INCLUSÃO A PARTIR DO ARTIGO 208 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Claudia Simone Bernartt, Gilmar Henrique da Conceição
p. 109-112
PDF
ENTRE ALFABETIZAR E EDUCAR: POR QUE RELER ESTA QUESTÃO?
Aparecida Favoreto, Maria Inalva Galter
p. 113-118
PDF
A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO CONTEXTO DO MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Cezar Ricardo de Freitas, Maria Inalva Galter
p. 119-123
PDF
JUVENTUDE E EDUCAÇÃO: UMA POSSÍVEL ABORDAGEM BAKHTINIANA
Rosemeiri Custódio da Silva, Maria José Rizzi Henriques
p. 125-130
PDF
FILOSOFIA POLÍTICA E DESEJO
Gilmar Henrique da Conceição
p. 131-138
PDF
VYGOTSKI E O PAPEL DA LINGUAGEM ENQUANTO UM FENÔMENO HISTÓRICO-SOCIAL
Elisabeth Rossetto
p. 139-142
PDF
A PRODUÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA DA UNIOESTE: TESES E DISSERTAÇÕES
Marinês Limberger, Paulino José Orso
p. 143-148
PDF
Fundamentos Metodológicos
A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA VISÃO SOBRE A EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
Simone Rodrigues, Beatriz Helena Dal Molin
p. 151-154
PDF
A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIOESTE: DANDO VOZ AOS ALUNOS JÁ FORMADOS
Maria Lídia Sica Szymanski
p. 155-160
PDF
PRAGMATISMO E CURRÍCULO: A CONCEPÇÃO NEOLIBERAL DE EDUCAÇÃO CURRICULAR
Ivanildo Claro da Silva, Antonio Bosco de Lima
p. 161-166
PDF
A AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Cátia Claudia Lang, Cristiane Dalposso de Araújo, Eliane Luiza Schumacher, Ivete Janice de Oliveira Brotto
p. 167-172
PDF
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA ESCRITA E O PROBLEMA DA HIERARQUIZAÇÃO DAS LETRAS
Alaércio Vianei Pinatti, Claudiane Guttler, Estela Schneider, Ivete Janice de Oliveira Brotto
p. 173-178
PDF
UM ESTUDO SOBRE A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORTOGRÁFICO DE P . SEYMOUR
Patrícia Debarba Fenille, Flávia Anastácia de Paula
p. 179-182
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA AVALIAÇÃO SINTÁTICO-SEMÂNTICA E ARGUMENTTIVA DO TEXTO
Claudia Aparecida Simões Miranda, Graziele Boff, Nádia Karina Ruhmke Ramos, Talismara Pereira, Sanimar Busse
p. 183-188
PDF
UMA PALAVRA SOBRE A PRESCRIÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
Silvana de Araújo Vailões, Aparecida Feola Sella
p. 189-192
PDF
AS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Dayane Gaio Hoffmann, Aparecida Feola Sella
p. 193-196
PDF
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM TERRAS BRASILEIRAS
Clarice Cristina Corbar, Any Lamb Fenner
p. 197-202
PDF
O USO DE ANÚNCIOS DE PROPAGANDA NA CONSOLIDAÇÃO DO CURRÍCULO DA LÍNGUA INGLESA
Valdomiro Polidório
p. 203-210
PDF
ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO AVALIATIVO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Ana Paula Domingos, Clarice Cristina Corbari
p. 211-216
PDF
UMA REFLEXÃO SOBRE O DESENHO: A EXPRESSÃO DO REAL NA PRODUÇÃO DOS EDUCANDOS DO EURECA II
Edson de Souza, Patrícia Prim dos Reis Santos, Flavia A. de Paula
p. 217-219
PDF
ESCOLA E MÍDIA: QUE CAMINHO É ESTE?
Simone Rodrigues, Beatriz Helena Dal Molin
p. 221-224
PDF
Políticas Educacionais
ESTADO MILITAR E AS REFORMAS EDUCACIONAIS
Cleci Terezinha Battistus, Cristiane Limberger, André Paulo Castanha
p. 227-232
PDF
EDUCAÇÃO: DO LIBERALISMO AO NEOLIBERALISMO
Claudio A. Peres, André P. Castanha
p. 233-238
PDF
O NEOLIBERALISMO E A CRISE NOS MOVIMENTOS SOCIAIS
Tiago Limanski, Roberto Antônio Deitos
p. 239-243
PDF
A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NO MOVIMENTO DO CAPITALISMO
Anacleide Sobral Adami, Gilmara Aparecida da Silva Gasoto, Juçara Kremer, Nilton Pagani, Neiva Gallina Mazzuco
p. 245-250
PDF
ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE A FUNÇÃO DO PEDAGOGO
Andréa Cristina Martelli
p. 251-256
PDF
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM QUESTÃO
Egeslaine de Nez, Marijane Zanotto
p. 257-262
PDF
AS POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO PARANÁ NAS DÉCADAS DE 80 E 90: A CONCEPÇÃO DA ESCOLA SOBRE AS POLÍTICAS DE CURRÍCULO
Ana Paula Santi, Antonio Bosco de Lima
p. 263-269
PDF
POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PLANEJAMENTO EDUCACIONAL FRENTE ÀS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
Iraci Anzolin, Vera Lúcia Balbinotti, Heladio Balerini
p. 271-276
PDF
À CAMINHO DA COMPREENSÃO MATEMÁTICA
Fátima Villas Boas, José Roberto Carvalho, Leila L. Pavan Moritz, Marinês Limberger, Sueli Solange V. Vergütz, Terezinha da Silva Rocha, Neiva Gallina Mazzuco
p. 277-282
PDF
CLASSES ESPECIAIS E ESCOLAS ESPECIAIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL, COMO PROGRAMAS SUBSTITUTOS DO ENSINO REGULAR: ATÉ QUANDO?
Jane Peruzo Iacono
p. 283-288
PDF
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES E LIMITES
Cleci Terezinha Battisttus, Silvia Maria Sorbar, Jane Peruzo Iacono
p. 289-294
PDF
ASPECTOS HISTÓRICOS DO "NÃO ATENDIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CASO CASCAVEL"
Michele Neves da Silva, Flávia Anastácio de Paula
p. 295-300
PDF
UM BALANÇO DO PROGRAMA NACIONAL BOLSA ESCOLA (2001-2003)
Egeslaine de Nez
p. 301-306
PDF
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA (CONTRA)REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO GOVERNO LULA: DESVELANDO A IDÉIA DO CONSENSO
Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Luiz Fernando Reis
p. 307-310
PDF
POLÍTICAS DO GOVERNO REQUIÃO PARA AS UNIVERSIDADES PARANAENSES: UM BALANÇO PRELIMINAR
Luiz Fernando Reis
p. 311-314
PDF
A RECONFIGURAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR PARA OS PROJETOS PEDAGÓGICOS
Carmen Célia Barradas Correia Bastos
p. 315-320
PDF
GESTÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO: PRÁTICA PEDAGÓGICA EM RECICLAGEM
Lemoel Pedro Maihach, Tiago Limanski, Suze Scalcon
p. 321-325
PDF
Normas para Publicação
ORIENTAÇÕES AOS AUTORES INTERESSADOS EM PUBLICAR ARTIGOS
Equipe Editorial
p. 327-328
PDF
Palavras-chave
Idioma
English
Français (Canada)
Português (Brasil)
Español (España)
Italiano
Українська
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Mais lidos
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
99321
A EXPRESSAO FACIAL É PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS COMO L2
17294
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES E IMPACTOS NA PEDAGOGIA
15277
EDUCAÇÃO DOS SURDOS: ESCOLA INCLUSIVA VERSUS ESCOLA BILÍNGUE
14471
A PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS E CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
13745
A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM SERVIÇO: A VISÃO DE PROFESSORES
13170
PENSAMENTO DE JOHN LOCKE SOBRE EDUCAÇÃO
12817
REUVEN FEUERSTEIN: “EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM MEDIADA: UM SALTO PARA A MODIFICABILIDADE COGNITIVA ESTRUTURAL”
10372
ENTRE AS IDEIAS PEDAGÓGICAS E AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS
10354
INCLUSÃO E INTERAÇÃO: PESQUISA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM BIDOCÊNCIA
9789