O PROFESSOR E OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.10490Palavras-chave:
Educação Especial. Trabalho Docente. Educação do Campo. População Ribeirinha.Resumo
Este trabalho está vinculado ao projeto de doutoramento em educação especial à qual se questiona o processo de escolarização da pessoa com deficiência em quatro comunidades ribeirinhas de Belém, no Estado do Pará, e, ainda, busca-se compreender as implicações diversas para esse contexto. O objetivo deste é identificar e verificar a população da educação especial em escolas do campo no Pará e nas comunidades ribeirinhas de Belém-Pa. Sobre a metodologia, constitui-se num estudo de abordagem qualitativa que envolve como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada, a fotografia e o diário de campo. Os dados coletados e tabulados se deram também por meio de um sistema de acesso via Internet que viabiliza os indicadores educacionais a partir da base de dados dos Censos Escolares auxiliado pelo software SPSS (Statistics Syntax Editor). Quanto aos resultados destacamos que há um esvaziamento de alunos nas escolas do campo, com expressivo quantitativo de alunos que moravam no campo e estudavam na cidade; verifica-se relativa redução de matrícula dos alunos com deficiência, assim como de pessoas que moram e estudam no campo; dificuldade nas condições de trabalho das professoras que atuam com a Educação Especial nas ilhas; a visão de precariedade como característica do campo, e consequentemente das ilhas, dentre outros.
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