“QUE CRIANÇA FEIA! POR QUE A MÃE DELA ESTÁ FELIZ? ELA NUNCA VAI FICAR BRANCA”: REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE CRIANÇAS E RELAÇÕES RACIAIS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12605Palavras-chave:
Educação antirracista. Crianças. Colonialidade do ser.Resumo
Propomos neste texto uma reflexão teórica e pedagógica sobre a experiência de implementação da Lei 10.639/03 na formação de crianças e jovens, para tanto, ilustramos a nossa formulação com algumas experiências no Colégio de Aplicação da UERJ. São práticas de ensino e visões do conhecimento que representam um campo de análise que vem nos mobilizando e nos fazendo refletir teoricamente sobre o que está representando as ações antirracistas na educação brasileira. Assim, ao longo do texto, faremos uma reflexão teórica sobre as possibilidades e potencialidades da legislação na educação brasileira, destacando os possíveis impactos epistemológicos na formação docente e nas concepções racialistas ainda presentes na sociedade brasileira e nas escolas. Além disso, a luz de nossas reflexões teóricas, analisaremos os limites e potencialidades do trabalho pedagógico antirracista com crianças ainda em formação, e que estão em disputa entre uma educação antirracista e as visões racialistas ainda hegemônicas.
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