A RESPONSABILIDADE ÉTICO-SOCIAL DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i20.12608Palavras-chave:
Responsabilidade Social. Responsabilidade ético-social. Produção de Conhecimento. Negros.Resumo
Nesses últimos anos, a “responsabilidade social” aparece como um assunto cada vez mais presente nas instituições públicas, privadas e federais. Porém, torna-se um assunto polêmico, pois muitas vezes o termo vem associado à ideia pura e simples de filantropia, caridade ou à boa vontade dos homens de negócios frente às mazelas das diferenças sociais e culturais. Desse modo, o compromisso social de universidades públicas é o de lutar em prol dos grupos sociais etnicamente vulneráveis, mostrando-se como uma categoria representada com base no princípio ético do fazer universitário. O estudo analisa a produção de conhecimento sobre negros, armazenada na memória da ciência da Universidade Federal da Paraíba, com ênfase no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação dessa Instituição. Os resultados apontam que este Programa possui uma produção de conhecimento discreta no que se refere à temática étnico-racial. Contudo, algumas iniciativas precisam ser tomadas no sentido de dar visibilidade aos negros na produção de conhecimento que constitui a memória da ciência da UFPB. Para tanto, sugere-se o desenvolvimento de ações de informação por meio de realização de pesquisas que visem favorecer a produção de conhecimento e fazer avançar as reflexões sobre os grupos sociais etnicamente vulneráveis e que historicamente convivem em condições desiguais. Revelando a (in)visibilidade de lugares que ainda ocupam na memória da ciência das instituições de ensino superior e a função das relações de forças que circulam nas universidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.