PROJETOS DE TRABALHO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS QUANTO SUA EFICÁCIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v11i22.13258
Agências de fomento
PIBIC/UNICRUZ (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica)
Palavras-chave:
Projeto de trabalho. Professores. Ensino Médio.Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar o processo de desenvolvimento e aplicação de um projeto de trabalho, tendo a promoção da saúde como eixo articulador, assim como a percepção de professores e alunos sobre sua eficácia como estratégia de ensino. Para contemplar os objetivos citados foi realizado um estudo de caso, por meio da pesquisa-ação colaborativa. Os sujeitos do estudo foram 10 professores e 12 alunos do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino de um município do interior do Rio Grande do Sul e dois universitários universitários do curso de Educação Física. Para o desenvolvimento do projeto foram realizados encontros semanais de duas horas, durante um ano letivo. O projeto de trabalho foi desenvolvido em cinco etapas: definição da situação geradora; problematização e objetivos; atividades/tarefas; socialização dos resultados e avaliação. Os dados foram produzidos a partir das observações durante a experiência e do conteúdo dos relatórios de pesquisa e questionários, sendo agrupados em dois eixos: relato da experiência no contexto local; e, as percepções dos sujeitos envolvidos quanto à eficácia dos projetos de trabalho como metodologia de ensino. Os resultados apontaram para: o aprender a trabalhar de forma interdisciplinar, o crescimento profissional, a motivação e a reflexão sobre a prática pedagógica, para os professores; o melhor entendimento do assunto, a motivação para o aprender, uma maior valorização da escola e a importância do trabalho em equipe, para os alunos; a busca por aprendizagens novas, a melhora do seu desempenho profissional; e, o aprender a trabalhar em equipe, para os universitários pesquisadores. Pode-se concluir que o projeto de trabalho se constituiu como uma estratégia significativa para todos os envolvidos apontando para a sua eficácia enquanto estratégia metodológica de ensino.Downloads
Publicado
24-08-2016
Como Citar
KRUG, M. de R.; ILHA, P. V. N.; ANTUNES SOARES, F. A. PROJETOS DE TRABALHO: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS QUANTO SUA EFICÁCIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. Educere et Educare, [S. l.], v. 11, n. 22, 2016. DOI: 10.17648/educare.v11i22.13258. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/13258. Acesso em: 18 abr. 2025.
Edição
Seção
DOSSIÊ: ENSINO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES
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